OPERADOR DE CAIXA

operador de caixa atendendo cliente

Toda empresa que vende diretamente produtos ou serviços ao cliente necessita de um Operador de Caixa, nós temos contato com operadores de caixa quase todos os dia. Eles estão em lojas de roupas, nos mercados, nos shoppings, restaurantes, cafés, farmácias, eventos, pedágios, em balcões de venda de passagens… qualquer estabelecimento comercial tem operador de caixa.

Sua função principal é receber e processar pagamentos por diversos meios: à vista, no crédito, no débito, parcelado, transferência bancária, etc.

Esse profissional é o responsável por registrar o valor de todas as mercadorias ou serviços que são comercializados na empresa, além do atendimento ao público, pagamentos, recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais.

Ficha Técnica:

Carga horária média: 20 horas.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos em informática.

A quem se destina: Destina-se às pessoas que desejam trabalhar operando um sistema PDV ou àquelas que já trabalham na área.

Objetivo: Preparar o aluno com conhecimentos na profissão de Operador de Caixa, sistema PDV, atendimento ao público, abertura e fechamento de caixa, movimentações em máquinas de cartões de débito e crédito, consulta de cheques etc.

Técnicas didáticas: simulador e apostila.

O que você vê no curso?

  • O ambiente de trabalho, o período de adaptação do Operador de Caixa, hierarquia da empresa, produtos e serviços oferecidos. Além de ensinar os tipos de comércio: varejista e atacadista.
  • Como funciona a frente de caixa, com o foco nas funções do atendente de informações, fiscal de caixa, empacotador e claro, o operador de caixa.
  • Como deve se desenvolver o trabalho do operador de caixa. E, um pacote de equipamentos gerenciados por um software de computador conhecido como PDV (ponto de venda).
  • Treinamento com as várias opções em que o cliente pode efetuar o pagamento, sendo em dinheiro, cheque, cartões de crédito ou débito, ticket, entre outros. 
  • Que todo e qualquer operador deve ter como princípios básicos de sua atuação duas qualidades: profissionalismo e ética. Além de treinar o aluno em como evitar furtos na empresa.
  • Treinamento para dar um bom atendimento ao cliente, deixando-o satisfeito e fidelizado.
  • Como operar o software utilizado pelo sistema da empresa, PDV (ponto de venda), em sua rotina como operador de caixa.
  • Como lidar com situações de cobrança, cálculos de juros e porcentagem.
  • Conscientizar que é preciso manter uma boa postura corporal para prevenir lesões no trabalho.